
- Notícias
- Notícias sobre Sustentabilidade
Dicas para economizar dinheiro e tempo
Mudanças simples que pode fazer hoje.
Tal como muitas das pessoas que enfrentam a realidade das mudanças climáticas, provavelmente você está pronto para agir e fazer a diferença! Quais são as medidas práticas que podemos tomar para causar um maior impacto? Descubra algumas das oportunidades que identificámos. E lembre-se de que essas mudanças não são apenas boas para o planeta; também podem ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro, uma vez que a nossa indústria tem muitas oportunidades para ajudar.
AVALIE O SEU USO DE ENERGIA
- Mantenha os frigoríficos e congeladores longe de fogões e fornos.
- Escolha equipamentos energeticamente eficientes e/ou duradouros que possam ser reutilizados ou reciclados.
- Aproveite a iluminação natural das janelas para economizar eletricidade e use iluminação eficiente em termos energéticos.
-
Use máquinas de lavar a loiça para ser mais eficiente no uso do tempo e da água e utilize o modo económico.
TORNE O SEU CAFÉ MAIS EFICIENTE
- Para poupar energia, adeque os tamanhos das máquinas de café e os sistemas de aquecimento com o número de chávenas servidas por dia.
- Coloque a máquina de café expresso em “modo de espera” ou desligue-a no final do dia.
- Poupe energia usando uma chaleira ou máquina de aquecimento rápido para aquecer apenas a quantidade de água necessária.
- Se tiver vários pedidos de bebidas à base de café expresso, prepare-os ao mesmo tempo, em vez de um a um.
OTIMIZE O ARMAZENAMENTO E A PREPARAÇÃO
- Para evitar o desperdício de alimentos, planeie os menus com cuidado, compre apenas o necessário e prepare os alimentos perecíveis logo após a compra.
- Planeie o tempo e temperatura de confeção para que possa cozinhar mais do que uma receita de cada vez. Use as tampas nas panelas, para ajudar a reter o calor!
- Ao ferver, escolha panelas mais pequenas para que os alimentos cozinhem mais rapidamente, poupando água. Também pode reutilizar a água quente para outras receitas, se a mesma estiver limpa.
- Armazene e rotule os ingredientes para que possa usar os alimentos de acordo com as datas de validade.
- Prepare caixas para compostagem e reciclagem.
DESENVOLVA A SUA OFERTA
- Ofereça pelo menos uma opção vegetariana ou vegan.
- Use alternativas lácteas à base de proteína vegetal e ofereça-as como uma opção para bebidas de café e outras bebidas. Um galão metade vegetal/metade laticínio é uma ótima forma para começar.
- Ofereça diferentes tamanhos de porções no menu para evitar o desperdício alimentar.
- Experimente as promoções da Segunda-Feira Sem Carne para atrair mais clientes com alternativas à carne.
JUNTE-SE AOS SEUS FORNECEDORES
- Conheça as pegadas dos alimentos e, ao escolher os ingredientes, concentre-se no fornecimento responsável.
- Procure e use mais ingredientes com baixa pegada carbónica e reduza os ingredientes com uma pegada mais alta.
- Faça parceria com fornecedores locais para alguns dos seus produtos sazonais.
- Encontre fornecedores que sigam práticas mais sustentáveis, especialmente para alimentos com alta pegada carbónica, como carne.
- Escolha produtos com embalagens recicladas ou recicláveis e peça aos fornecedores que minimizem as embalagens sempre que possível.
REDUZA O DESPERDÍCIO NA SALA DE REFEIÇÕES
- Use materiais de serviço que sejam reutilizáveis e recicláveis e deixe de oferecer recipientes plásticos de uso único.
- Forneça gelo nas bebidas somente mediante solicitação.
- Forneça uma variedade diferenciada de tamanhos de porções no seu menu. Se necessário, sugira aos seus clientes que levem a comida restante para casa em vez de deitá-la fora.
- Deixe os seus clientes escolherem os seus próprios molhos e acompanhamentos para reduzir o desperdício.
- Considere fazer uma parceria com uma aplicação como, por exemplo a Too Good to Go, que propõe aos consumidores comprar alimentos não utilizados com desconto.
- Experimente um esquema de depósito para incentivar a devolução de recipientes de takeaway reutilizáveis ou recicláveis.
SABIA QUE?
Os sistemas de aquecimento rápido são mais eficientes para, no máximo, 100 chávenas de café por dia, enquanto as caldeiras pressurizadas ou atmosféricas são mais eficientes em volumes mais altos.