- Notícias
- Notícias sobre Sustentabilidade
O que é agricultura regenerativa?
Sabe o que é agricultura regenerativa e como ela se pode tornar numa forma de agricultura preparada para o futuro?
Embora não exista uma definição única e globalmente reconhecida de agricultura regenerativa, essa abordagem holística da agricultura está a ganhar popularidade devido ao seu potencial para reduzir os custos de insumos, sequestrar carbono, melhorar a saúde do solo e tornar os sistemas agrícolas mais resilientes. ¹
A agricultura regenerativa contribui para reduzir o carbono do solo e é baseada em cinco pilares que trabalham juntos para fornecer benefícios ambientais e económicos: ² ³
- BIODIVERSIDADE:
Promover habitats para mais espécies, tanto acima como abaixo do solo. Isso apoia os polinizadores, melhora a resiliência em caso de quebra de safra e aumenta a fertilidade do solo.
- QUALIDADE E SEGURANÇA DA ÁGUA:
Reduzir os agroquímicos e o consumo de água, o que mantém a água mais limpa, evita o desperdício, reduz o escoamento e limita a evaporação.
- DIVERSIDADE DE CULTURAS E INTEGRAÇÃO DA PECUÁRIA:
Plantio de árvores, culturas de cobertura, consórcios ou rotação de culturas, combinado com a partilha da terra entre plantas e animais, o que faz com que se alimentem os animais, convertam resíduos em alimento para o solo, criem-se novos habitats, protejam-se contra o sol e o vento e pode fornecer uma renda adicional.
- SAÚDE DO SOLO:
O uso de cobertura do solo (cobertura morta), preparo mínimo do solo e menos insumos químicos estimula micróbios e fungos benéficos, restaura nutrientes no solo e aumenta a matéria orgânica.
- AÇÕES COLETIVAS E BASEADAS NA PAISAGEM:
Aplicação de estratégias no nível da comunidade. Esta abordagem vai para além das fazendas individuais e se concentra em paisagens inteiras para proteger os recursos naturais ameaçados. Os benefícios vão muito mais além do que apenas para os agricultores – as comunidades também beneficiam com o bem-estar, o lucro e a redução de emissões.
Proteger o solo e a água garantirá os meios de subsistência dos agricultores, reduzirá os custos com produtos químicos e, progressivamente, ajudará os agricultores a obter melhores preços. Dessa forma, a agricultura regenerativa contribui para comunidades agrícolas mais fortes e sustentáveis.
Faça download do cartaz completo da Agricultura à prova de Futuro aqui.
Fontes:
¹ Alexanderson M.; Luke H.; Lloyd D.; Regenerative Farming as Climate Action. Journal of Environmental Management. 2023
² Syngenta Group. Regenerative Agriculture.
³ Nestlé. Regenerative Agriculture: Living soils for healthy food.