planet pro_ingredientes

Saiba mais sobre o impacte ambiental dos ingredientes

E sobre a sua pegada de carbono.

Determinados alimentos têm maior impacte ambiental devido às suas necessidades de água ou solo, à sua pegada de carbono, à necessidade de utilização de fertilizantes agrícolas ou à forma como impactam a biodiversidade.

O grande desafio passa por encontrarmos um equilíbrio entre uma dieta equilibrada e aquela a que chamamos a dieta planetária. Por isso, é bom entender o impacte dos diferentes alimentos e evitar o desperdício alimentar de forma a aproveitar ao máximo os recursos limitados do Planeta.

Frutas e Legumes Peixe Carnes

O impacte ambiental das frutas e vegetais podem variar, portanto, avalie com bom senso a escolha dos ingredientes.

Os produtos cultivados mais longe têm uma pegada de carbono de transporte maior já que exigem mais combustível para o transporte e exigem refrigeração para permanecerem frescos durante o transporte, por isso quando for possível opte por produtos cultivados localmente de fornecedores com práticas responsáveis. 

Ao incluir peixe na sua alimentação pode optar por peixe selvagem ou peixe de aquacultura.

A pesca considerada sustentável implica deixar peixes suficientes no mar, evitando a sobrepesca, para que a sua população possa reproduzir-se de forma adequada, renovando-se de maneira contínua, permanecendo produtiva e saudável. Esteja atento e procure selos como o MSC.

A pegada ambiental da proteína animal varia muito consoante o tipo de carne, sendo a carne de vaca a que em geral contribui mais para a emissão e gases de efeito de estufa. Isto acontece essencialmente devido à produção de metano por parte das vacas, devido às necessidades de consumo de água por parte das mesmas e devido à conversão de solos para pasto e alimentação animal. De forma a reduzir o impacte da nossa alimentação podemos considerar reduzir o seu consumo.